domingo, 12 de junho de 2011

Nazaré, que frio é esse?



Com este friozinho que está fazendo, não resisti e ontem chamei o Fabinho pra dormir comigo. Me abracei nele e, naquele estado que a gente fica pouco antes de pegar no sono, tive a impressão de ter ido parar lá em 1973, no festival de rock de Saquarema.

Chegamos eu e o Zelão, não sei de onde, sem bagagem e sem dinheiro. Só um rádio AM a pilha pra ouvir o programa diário de rock da rádio JB.

Na época, a casinha na praça ainda não existia, era só projeto, com paredes ainda no tijolo, sem teto e sem janelas, com um baita mamoeiro crescendo no quartinho da sala. Pra dormir ainda não dava, mas ao lado, separada por um murinho baixo, tinha a casa sempre fechada da irmã da vó Lili, a tia Xuxuda.

Ela alugava a casa para temporadas, mas era inverno, já estava tarde e não tinha aparecido ninguém. Era desperdício uma casa fechada e nós dois passando frio ali fora.

Pulamos o muro, forçamos a porta da cozinha e invadimos. No início ficamos quietos, de luz apagada, mas chegamos logo à conclusão que o melhor era acender tudo, abrir as janelas. –“Não vamos ficar aqui dentro escondidos senão alguém desconfia, a delegacia é ali pertinho. E já que vamos ficar, vamos fazer uma faxina que tá tudo uma sujeira!”.

Lavamos o banheiro, limpamos a geladeira, ligamos a bomba, enchemos a caixa, tomamos nosso banho e ficamos felizes, sentados na janela, dando a hora pra ir ver Raulzito de chifre vestindo uma malha vermelha, cantando O diabo é o pai do rock.

Mas aí passou um carro com todo mundo olhando pra cara da gente, deu a volta na praça e parou em frente. Era uma família de Barra Mansa que tinha alugado a casa. Confirmaram o endereço, dissemos que era ali mesmo, que já sabíamos que eles estavam para chegar, estávamos ali preparando a casa para recebê-los.

Saímos rapidinho, roubamos uma esteira e uma colcha porque o frio tinha piorado tanto que até pingüim tinha aparecido nadando na praia da Vila.

Depois de muito rock e cachaça no show da Ângela Rorrô e do Raul, fomos para os nossos aposentos na praia, esticamos a esteira e nos preparamos para passar o resto da noite. Pra ninguém roubar, enterrei o radinho bem fundo de modo que não foi possível ser encontrado pela manhã.

No meio da noite, depois que a cachaça passou, comecei a achar mesmo que ia morrer congelado. Na hipotermia total, senti o calorzinho que vinha do Zelão dormindo. Ele, com seus 130 kg parecia uma lareira natural, um leão marinho que barrava a ventania, a maresia e tudo o mais que nos ameaçasse. Fui me aconchegando, me encostando aos poucos, no fim dormi abraçadinho, como ontem com o Fabinho.

Naquela noite, além de salvar minha vida, o Zelão me mostrou como é importante ter um gordinho pra abraçar quando as coisas esfriam de verdade.

5 comentários:

  1. Sensacional Cláudio!Vc é mesmo imbatível escrevendo! O fato narrado é super engraçado, sei que real e com vc naquela época tudo era possivel e divertido!!!Invadir a casa de Tia Xuxuda foi pouco ante tantas peraltices feitas na fazenda...Parece que estava vendo a cena de tão real o seu relato!Preciso urgente de um gordinho ao meu lado!!!O frio tá danado e eu não bebo cachaça!!!Parabens filho.Continue nos alegrando com seus textos com pinceladas que só vc sabe dar...Tantas passagens de sua vida podem urgente ingressar para este rol maravilhoso!Fico orgulhosa de sua inteligência e até o perdoo de tantas artes!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Cadio!Sempre reconheci e defendi o valor dos gordinhos, uns incompreendidos...A casa da tia Xuxuda, reino-mor das lagartixas, onde a gente brincava de encantador de serpente com aquelas bóias de pneu.Férias quase assustadoras,é incrível a resistência que a gente tem quando ainda é jovem ou criança! Beijo!
    Ângela.
    PS: A foto e o título estão demais!

    ResponderExcluir
  3. tenho umas histórias boas de saquarema para contar também!

    uma das que me veio a memória agora foi quando meu pai levou o serguei para dentro de casa para apresentá-lo à minha mãe e tia tê sob a justificativa de que elas eram suas fãs número 1 ! ahahaha as duas quase morreram! tinham uma mistura de medo e nojo do serguei!

    ResponderExcluir
  4. Estive aqui ... vou ver que merda vc ta fazendo Mandei 4 Cabeças !! escuta ai e me fale !

    ResponderExcluir
  5. O P.A. foi censurado??rsrs... Se ele passar a frequentar o seu blog, vc vai ter que indicar nas configurações a existência de conteúdo adulto, bem, nem tão adulto assim!...

    ResponderExcluir